O alumínio é obtido da bauxita – minério de alumínio composto principalmente de óxidos de alumínio hidratados –, que, ao interagir com uma solução de soda cáustica, sofre transformações químicas, produzindo a alumina (Al2O3).
Esse material é, então, submetido à eletrólise a altas temperaturas, produzindo o alumínio líquido, que é recolhido do fundo das cubas eletrolíticas.
Esse processo foi patenteado em 1886 e chamado de Hall-Héroult. Nesse ano, Charles Hall produziu alumínio pela primeira vez, a partir da eletrólise da alumina dissolvida em um banho de criolita fundida (Na3AlF6). Também nesse ano, Paul Héroult desenvolveu e patenteou um processo semelhante a esse. Isso explica por que o processo recebeu o nome dos dois inventores.
Os minérios mais comuns utilizados na obtenção de cobre são a calcopirita (CuFeS2), a calcosita (Cu2S), a azurita (CuCO3) e a cuprita (Cu2O). Os minérios são triturados e passam por processos de purificação; os produtos são submetidos a vários tratamentos térmicos para que se obtenha uma mistura que contém aproximadamente 98% a 99% de cobre metálico.
Essa mistura pode ser, então, novamente purificada, utilizando-se um processo eletrolítico no qual se formará cobre com 99,98% de pureza.
A soda cáustica é uma importante matéria-prima industrial empregada no refino de óleos, na produção de sabões e detergentes etc. Para obtê-la, uma solução de água e sal (salmoura) é submetida a um processo de eletrólise que produz soda cáustica, gás cloro (Cl2) e gás hidrogênio (H2).
Elaborado por Isis Valença de Sousa Santos e Maria Fernanda Penteado Lamas especialmente para o São Paulo faz escola.
Fonte:
Material de apoio ao currículo do Estado de São Paulo: Caderno do Professor, Química, Ensino Médio, 2ª Série. São Paulo: SE, 2014.
https://adrenaline.uol.com.br/forum/threads/adrenaciencia-gifs-interessantes.496158/page-4
Nenhum comentário:
Postar um comentário